Integração dos Temas Transversais no Currículo da Educação Física do Colégio Pedro II: Um Estudo de Caso

Por: Ivone Ouverney Santos de Azeved.

160 páginas. 2014 02/04/2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo é analisar a integração de temas transversais e o multiculturalismo no currículo de Educação Física no Colégio Pedro II no campus São Cristovão I. A pesquisa utilizou método qualitativo, um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com os professores de Educação Física, entrevistas em grupos focais com professores das demais disciplinas, análise de documentos escolares e observações das reuniões pedagógicas. Os resultados indicaram que os temas transversais explorados nas aulas de Educação Física foram: meio ambiente, ética, saúde, diversidade cultural e orientação sexual. Esses temas foram tratados de forma inter-relacionada. A diversidade cultural levou a discussões sobre raça, etnia, orientação sexual e discriminação social que levaram ao multiculturalismo. Os participantes relataram que outros temas podem ser explorados considerando o trabalho interdisciplinar. Este estudo é uma contribuição para inspirar outros professores de Educação Física que não tenham trabalhado com temas transversais em suas escolas e gostariam de fazê-lo. Os pesquisadores recomendam uma pesquisa-ação em Educação Física e multiculturalismo, na escola estudada, a fim de enriquecer o currículo.

Endereço: http://www.universo.edu.br/portal/niteroi/mestrado/mestrado-em-ciencias-da-atividade-fisica/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.