Intelectual, Educador, Mestre. Presença do Prof. Casemiro dos Reis Filho na Educação Brasileira

Por: Dermeval Saviani.

150 páginas. Autorres Associados. 2003

Send to Kindle


Sobre a Obra

A publicação deste livro é, ao mesmo tempo, uma homenagem e um serviço. É uma homenagem a um dos mais completos educadores que a história da educação brasileira registra. Normalista, pedagogo e doutor em educação, professor primário, secundário e de nível superior, Casemiro dos Reis Filho reuniu como ninguém, em sua pessoa, as figuras do intelectual e do educador, ultrapassando-as e sintetizando-as na condição de verdadeiro mestre como tem sido reconhecido e proclamado por aqueles que tiveram a ventura de com ele conviver. Com efeito, entre as várias acepções do vocábulo 'mestre', registradas pelos dicionários, a primeira é aquela que o define como a "pessoa dotada de excepcional saber, competência, talento em qualquer ciência ou arte" (Houaiss, p. 1905). E é exatamente por seu excepcional saber, competência e talento na ciência e na arte de educar que o professor Casemiro é reconhecido como mestre. Mas, exatamente por ser educador, ele era dotado, sobretudo, de excepcional sabedoria na ciência e na arte de viver. Eis por que o qualificativo de mestre a ele se aplica por antonomásia.

Ao prestar-lhe homenagem com a publicação deste livro, a Editora Autores Associados está também prestando um relevante serviço aos brasileiros, de modo geral, e, em especial, aos professores, pois o ato de conhecer a trajetória do professor Casemiro e se familiarizar com suas ideias trará grande benefício a todos nós que vivemos nessa conjuntura particularmente difícil para a educação nos dias atuais. De fato, a um discurso ufanista das elites dirigentes que eleva a educação à condição de panacéia para resolver todas as mazelas da sociedade corresponde uma prática que impõe dificuldades inauditas ao trabalho dos professores; ao otimismo fácil dos primeiros se contrapõe, portanto, o pessimismo contrafeito e frustrante dos segundos. A esses contraditórios estados de ânimo Casemiro significa forte antídoto representado pela sua visão realista da educação ancorada em vigor analítico, visão esta associada a uma inabalável crença na perfectibilidade humana, o que o tornava um irredutível entusiasta da importância da ação educativa entendida como formadora de jovens plenos.

(Excerto da Apresentação, escrita por Dermeval Saviani, professor emérito da Unicamp)

Endereço: http://www.autoresassociados.com.br/intelectual-educador-mestre-1.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.