Intenção e Comportamento da Prática Regular de Atividades Físicas e Fatores Associados em Indivíduos com Doença Arterial Coronariana

Por: Josi Mara de Oliveira.

113 páginas. 2011 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo está delimitado como tema de pesquisa na identificação da Intenção e do Comportamento da prática regular de atividades físicas de indivíduos com doença arterial coronariana durante e após dois meses a internação no Hospital de Cardiologia da Santa Casa de Rio Grande, RS, bem como a descrição dos seus fatores associados.  A doença cardiovascular é uma importante causa de incapacidade e morte prematura em todo o mundo e contribui substancialmente para o aumento dos custos dos cuidados de saúde. De uma estimativa de 58 milhões de mortes por todas as causas em nível mundial no ano de 2005, as doenças cardiovasculares representaram 30% desse total (WHO, 2007). Nos Estados Unidos, em 2002, as doenças cardiovasculares foram as principais causas de morte para homens e mulheres e seus custos para o sistema de saúde foram de aproximadamente US$ 394 bilhões (BLANCHARD et al., 2007). No Brasil, as doenças cardiovasculares também representam a principal causa de morte e de gastos com assistência médica (LESSA, 2003). A maioria das doenças cardiovasculares é resultante de complicações da aterosclerose, que em 1995 foi responsável por 23% das mortes no Brasil, crescendo para 32,7% quando analisada somente no estado do Rio Grande do Sul (MONTENEGRO, 1999). Dentre as complicações da aterosclerose, destaca-se, pela sua magnitude, a doença isquêmica do coração nas suas diferentes manifestações clínicas, considerada a doença de maior ocorrência em alguns dos mais populosos estados e nas grandes cidades brasileiras (LOTUFO, 1998). De acordo com os dados de 2005 do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por doença isquêmica do coração no Brasil foi de 46,12 por 100.000 habitantes, onde o Rio Grande do Sul obteve a maior taxa dentre todos os estados do país (68,57).  

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/dissertacoes-2011/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.