Interação da Inteligência Corporal - Cinestésica com a Criatividade: Uma Abordagem no Desempenho de Tarefas Motoras.

Por: Telmo Pagana Xavier.

203 páginas. 1998 05/03/1998

Send to Kindle


Resumo

Nas investigações realizadas por Gardner desde o início da década de 80, ele enfoca uma nova teoria para a cognição humana que chamou de Teoria das Inteligências Múltiplas. Nesta Teoria ele hipotetizou que a inteligência não é um processo único, mas que existem competências intelectuais diversificadas, que interagem utilizando mais de uma inteligência, atuando de forma integrada na vida quotidiana. Estas inteligências estão fundadas nos sistemas simbólicos humanos, responsáveis pelo discernimento nas pessoas e pelo modo peculiar de como elas atuam no processamento de informações. Embasado na Teoria das Inteligências Múltiplas este estudo investigou a interação da inteligência corporal-cinestésica com a criatividade no desempenho de tarefas motoras abertas e fechadas em escolares dentro de seu contexto escolar. Foi utilizado uma amostra com 24 sujeitos de ambos os sexos na faixa etária de 11 e 12 anos de idade da rede pública municipal. Controlou-se variáveis de aprendizagem, psicológicas, sócio-culturais e desempenho. Nas variáveis de desempenho, aplicou-se tarefas motoras abertas e fechadas e uma matriz de análise para avaliar a criatividade e a inteligência corporal-cinestésica no desempenho das tarefas motoras. Os resultados apresentados pelos sujeitos foram analisados através da análise de variância, teste F e PDIFE, não havendo diferença estatisticamente significativa entre inteligência corporal-cinestésica e criatividade no desempenho de tarefas motoras abertas e fechadas, portanto não houve interação entre as variáveis.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1895&listaDetalhes%5B%5D=1895&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.