Interação de Variáveis Biomecânicas na Composição de Feedback Visual Aumentado Para o Ensino do Ciclismo.

Por: Antônio Carlos Stringhini Guimarães, Guilherme Garcia Holderbaum e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.4 - 2012

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Resumo

O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecánicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo , divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21 % na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecánicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092012000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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