Interações Sociais e Proficiência Motora em Escolares do Ensino Fundamental

Por: e Luciane Akemi Miyabayashi.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.25 - n.4 - 2011

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Resumo

Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n4/v25n4a09.pdf

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