Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: Uma Análise Dessa Prática e de Suas Interfaces com a Educação Física Escolar

Por: Walter Romeu Bicca Júnior.

139 páginas. 2015 31/03/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, exploratória, especificamente uma revisão teórica do estado da arte da Interdisciplinaridade a partir do ensino das ciências, mais precisamente da biologia, física e química em suas relações com a educação física escolar, visando uma compreensão do tema e também de definição sobre a temática Interdisciplinaridade no contexto do trabalho. A pesquisa tem como alvo as publicações em periódicos Qualis A no ensino e a análise das publicações foi feita pela Análise Textual Discursiva (ATD) e compreendeu um total de noventa e oito artigos encontrados utilizando os parâmetros estabelecidos para a pesquisa, ou seja, que houvesse em seu título e/ou resumo a palavra Interdisciplinaridade. Após considerar na procura, o período a ser considerado de no máximo publicado há dez anos e que a publicação aborde o ensino das ciências, o total de nove artigos foram encontrados e analisados. O resultado mostrou que a compreensão dos autores sobre o conceito Interdisciplinaridade não está totalmente correto, causando confusão com o conceito de Multidisciplinaridade. Outra conclusão é sobre a interação da educação física escolar com o ensino de ciências, onde as ações realizadas e divulgadas nas produções analisadas podem dialogar com os conteúdos desenvolvidos nas aulas de educação física. Há uma lacuna na formação de professores ao abordar sobre a Interdisciplinaridade e sobre esse aspecto podem ser feitas modificações para atender a essa particularidade. 

Endereço: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6437

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.