Interdpendências Estabelecidas na Configuração Futebolística Amadora Pontagrossense: Uma Análise Etnográfica (2013-2016)

Por: , Edilson de Oliveira e Miguel Archanjo de Freitas Júnior.

Pensar a Prática - v.21 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo foi interpretar e analisar as interdependências estabelecidas na configuração futebolística amadora de Ponta Grossa, entre os anos de 2013 e 2016. Para tanto, optou-se pelos direcionamentos da etnografia, pois eles guiam os pesquisadores no processo compreensivo da “visão sobre o mundo” dos indivíduos pertencentes ao grupo investigado. Neste período observou-se os indivíduos nos jogos oficiais, nas peladas, nos jogos treino, nos amistosos e nos espaços de socialização, totalizando 120 saídas in loco. Concluiu-se que nesta configuração existem micro tensões às ordens estabelecidas sociedade, as quais podem contribuir para a mudança de certos habitus em longo prazo, auxiliando no empoderamento dos indivíduos marginalizadas em outras configurações sociais.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/47947

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.