Interesses Físicos no Lazer, Como área de Intervenção do Profissional de Educação Física.

Por: Eliana Ayoub.

153 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

Este estudo trata da problemática que envolve a intervenção do profissional da Educação Física na área do lazer, em especial no que se refere aos conteúdos culturais abrangidos pelos interesses físicos. Caracteriza-se como uma combinação entre pesquisa bibliográfica e empírica com trabalho de campo, sendo que nesta foi realizado um estudo comparativo entre os setores público e privado da área urbana da cidade de Campinas. Os locais selecionados para a coleta de dados foram Praças de Esporte da Prefeitura Municipal de Campinas e Clubes Particulares. Os principais questionamentos que orientaram o trabalho de campo foram os seguintes: - como vem se desenvolvendo o trabalho dos professores nestas instituições; - quais diferenças e semelhanças podemos verificar entre estes setores; e - a atuação dos professores tem se dado, ou não, na perspectiva do animador cultural. A situação observada revelou que embora existam diferenças em relação à estrutura e recursos disponíveis entre os dois setores, verifica-se um quadro geral bastante semelhante, especialmente no que diz respeito à atuação do profissional da Educação Física, a qual não tem se desenvolvido na linha do animador cultural. Atribuo esta situação a dois fatores centrais: o despreparo profissional (o que remete ao problema da formação profissional) e à ausência de uma política de lazer séria e eficiente.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1627&listaDetalhes%5B%5D=1627&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.