Interesses Fisicos no Lazer: a Influencia do Esporte de Alto Rendimento Para a Criança na Relação Lazer-escola-processo Educativo

Por: .

1994 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Alguns estudos apontam para o fato do esporte de alto rendimento servir como modelo de atividade para as demais manifestações esportivas, para crianças e adultos, tanto no lazer como na educação física escolar. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar o processo pelo qual o esporte de alto rendimento se tornou o modelo de atividade física para a criança, nas duas esferas acima citadas. Um dos pressupostos que orientaram a investigação é que este modelo esportivo, que direciona a vivência deste conteúdo cultural pela criança, se encaixa em uma racionalidade que privilegia a sua preparação para a vida adulta em detrimento à vivência do seu momento presente, visando a manutenção e a reprodução da ordem vigente, contribuindo assim para o furto cada vez mais precoce do lúdico na sua cultura. A metodologia utilizada se constituiu de pesquisa bibliográfica, que combina método de procedimento comparativo e histórico. Esta opção se justifica por um número razoavelmente grande de estudos sobre as mudanças que se verificaram na transição da "sociedade tradicional" para a "sociedade moderna", principalmente no que se refere à perda do elemento lúdico da cultura, responsável pelo atual pragmatismo que ocorre na vivência do esporte pelas pessoas em geral e pelas crianças em particular. Através da abordagem histórico-comparativa, foi possível verificar uma forte inter-relação entre o surgimento do sentimento de infância, o processo de moralização dos costumes que marca a transição entre a sociedade "tradicional" e a "moderna" e a especialização esportiva precoce. Como conseqüência, à criança resta a vivência do esporte, no lazer, apenas em uma perspectiva de preparação para o futuro, principalmente enquanto consumidor de mais um produto da Indústria Cultural. O mesmo se verifica na Educação Física escolar; que já traz embutida dentro de si a perspectiva de formação de talentos para o esporte de alto rendimento ou espetáculo. Tanto no lazer como na escola verificamos uma estrutura piramidal, onde na base larga entram a totalidade das crianças em idade escolar, ou melhor, aquelas que se encontram nesta faixa etária e que podem freqüentar a escola, e no seu topo sairão apenas aquelas que atingir em uma performance de altíssimo nível. A partir da elaboração deste estudo, verifiquei a necessidade da construção de uma nova pedagogia esportiva, que esteja amalgamada no tripé lazer-escola-processo educativo, e que possa, a partir de sua vivência, embasar mudanças na ordem vigente, em uma perspectiva "contra-hegemônica".

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000087479&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.