Interface Entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação de Profissionais de Educação Física Para a Intervenção com Idosos

Por: , Kátia Tanaka, , Márcio Sussumu Hirayma e .

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.6 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O envelhecimento populacional e o consenso científico acerca do relevante papel da prática de atividade física para o idoso requerem a formação de profissionais de Educação Física pedagógica e tecnicamente competentes, social e eticamente responsáveis. A partir de tal assertiva, este artigo objetiva discutir: a) a justificativa para a formação teórico-prática em atividade física para a terceira idade em cursos de graduação de Educação Física; b) o conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas para a intervenção profissional e; c) a possibilidades de interface entre ensino, pesquisa e extensão a partir da experiência vivenciada e acumulada, por aproximadamente 18 anos, com o desenvolvimento do Programa de Atividade para a Terceira Idade (PROFIT). A justificativa da formação é discutida: a) numa perspectiva de transformação da realidade social, na qual atividade física bem orientada e praticada contribui para a vivência plena da velhice; e b) numa perspectiva de mercado de trabalho em expansão. Por último, o desenvolvimento pela Instituição de um programa de extensão voltado para idosos, além de atender uma demanda social, permitirá que o ensino seja constantemente revitalizado e surjam questões de pesquisa aplicada passíveis de serem abordadas em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, monografias de cursos de especialização, dissertações e teses.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1253

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.