Resumo

A pesquisa discute as interfaces do corpo e da corporeidade no espaço escolar, na perspectiva freinetiana. Para isso, navega-se um pouco pela História da Pedagogia, observando qual o espaço destinado ao corpo e à corporeidade. Para esse diálogo foi necessário a base de um pensamento pedagógico de destaque. Então optou-se pela pedagogia freinetiana, pedagogia popular progressista que remete o sujeito à necessidade da ação. O diálogo foi feito na direção de se compreender o corpo na Pedagogia Freinet, numa interface com a Educação, bem como discuti-la, tomando por referência a corporeidade como paradigma educacional. Para isso, utilizamos fundamentalmente três obras de Freinet: Ensaio de Psicologia Sensível; Educação do Trabalho e Para uma Escola do Povo. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa. Quanto a metodologia, recorreu-se a Hermenêutica, pois através da investigação e da reflexão foi possível articular conceitos que trouxeram as respostas às nossas questões de estudo: qual a concepção de corpo que permeia a Pedagogia Freinet? quais as interfaces entre os estudos do corpo e da corporeidade na contemporaneidade com a pedagogia Freinet? como a pedagogia Freinet compreende e valoriza o corpo no processo de aprendizagem? Ao final da pesquisa, constata-se que o corpo é evidenciado na Pedagogia Freinet, um corpo que é considerado na sua história e significação. Percebe-se que os estudos contemporâneos sobre corpo e corporeidade aproximam-se do discurso freinetiano, principalmente quando são tratados em sua pedagogia os princípios da Livre Expressão e do Tateamento Experimental, o que leva à interpretação de um corpo não como mediador da aprendizagem, mas sim uma aprendizagem que se dá a partir do próprio corpo

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