Resumo

O presente estudo objetivou analisar na literatura conhecimentos que relacionam a Educação Física com a área da Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Em um segundo momento buscou-se desvelar, por meio de um grupo focal, as opiniões de cinco professores de Educação Física selecionados de maneira intencional não probabilística acerca das interfaces entre a Educação Física escolar e a questão da linguagem. Os resultados foram discutidos por meio das seguintes categorias temáticas oriundas do cruzamento de informações do grupo focal com a literatura: linguagem e inclusão; linguagem, autonomia e inserção social; linguagem e os conteúdos estruturantes; e, por fim, Educação Física e linguagem: concepções presentes. Conclui-se que embora tenham sido ilustradas diversas possibilidades, há ainda dificuldades em se compreender a Educação Física escolar e a linguagem corporal, sendo necessários mais estudos e análises que busquem estas aproximações, contribuindo para com a melhoria da prática pedagógica deste componente curricular.

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