Integra

INTRODUÇÃO:

Na dança de salão vários ritmos estão presentes. Na dança de salão competitiva há dez ritmos subdivididos em dois conjuntos denominados de danças Standard e danças Latinas. A salsa não faz parte destes dez ritmos, mas desenvolveu-se de tal forma que promove suas próprias competições. De característica alegre, agitada, sensual e "caliente" a salsa ganha adeptos em todo o mundo.

Além de uma dança prazerosa o ritmo salsa pode ser aplicado em várias atividades físicas. Com o objetivo de identificar as possíveis alterações de estados de ânimo que a salsa pode ocasionar em pessoas não dançarinos(as) de salsa esta pesquisa foi delineada.

METODOLOGIA:

Foram analisados 28 universitários paulistas, sem conhecimento corporal anterior de salsa que acabaram de se engajar num curso superior de Educação Física. Eles foram expostos a 15 minutos de salsas moderadas e ininterruptas com a orientação de se movimentarem livremente, individualmente ou em grupo, conforme as músicas lhes inspirassem. Antes e após a exposição a este ritmo eles responderam à Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI). Esta lista é composta por 14 categorias de adjetivos que representam estados de ânimo numa graduação de quatro intensidades, indo do "muito forte" até "muito pouco". As respostas à LEA-RI, expressas em valores -1, 0 e +1, conforme identificassem diminuição de intensidade do estado de ânimo (-1), permanência de intensidade (0) ou aumento de intensidade (+1) do pré para o pós teste, foram submetidas à prova Binomial.


 RESULTADOS:

Os resultados indicam que seis, dos quatorze estados de ânimo representados, não sofreram alteração do pré para o pós-teste - no nível p<0,05 nas categorias de adjetivos "triste", "desagradável", "tímido" e "com medo" e no nível p<0,1 na categoria "inútil". Exceção feita à categoria de adjetivos "ativo" onde 23 respondentes apresentaram alteração de intensidade sendo que 19 se sentiram "mais ativos" após a intervenção e 4 se sentiram "menos ativos" (p<0,05). Estes resultados são interpretados como segue: a audição acompanhada de movimentação dançante da salsa não altera estados de ânimo representados pelas locuções "sentir-se triste", "desagradável", "inútil", "tímido" e/ou "com medo", mas induz o participante a se sentir mais ativo, provavelmente pelas características rítmicas da música e da movimentação. Isto é interpretado como positivo no sentido de que a salsa não induz a estados de ânimo negativos e pode motivar para a ação, pois o aumento de intensidade na categoria de adjetivos "ativo" assim o sugere.


 CONCLUSÕES:

A salsa pode, portanto, compor um conjunto de atividades que tenha por objetivos o bem estar geral, qualidade de vida, aspectos psicológicos positivos associados à prática de atividade física.