Intervenção Lúdica Por Meio de Jogos de Computadores Educativos Para Crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo


Este artigo aborda a temática psicopedagógica relacionada ao aprendizado, mais especificamente as dificuldades de aprendizagem. Esta proposta é fundamentada em estudos realizados por Gómes e Terán (2009), onde os autores discorrem sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças, e que podem ser identificadas em fase escolar e por comporta mentos comuns em sala de aula, além de, apresentarem métodos e ideias quanto às atividades que podem ser utilizadas com o propósito de suprir/axiliar essas dificuldades. Essas atividades são apresentadas de forma lúdica com o auxílio de jogos de computadores, para proporcionar um aprendizado lúdico. Para tornar possível uma intervenção adequada para sanar, ou buscar uma melhora das dificuldades de aprendizagem, é essencial conhecer o perfil do aluno, buscar quais as suas carências a fim de saná-las com a aplicação de atividades lúdicas, entre elas jogos de computadores, adequadas para a sua necessidade. A amostragem será de acessibilidade composta por crianças do segundo ao quinto ano de uma escola da rede municipal de ensino de Porto União (SC). O objetivo geral deste artigo é identificar o percentual de crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem e aplicar atividades lúdicas, como jogos de computadores, que viabilizem a melhora das dificuldades de aprendizagem, para isto será realizado um levantamento, em conjunto com as professoras das séries iniciais, dos alunos que apresentam dificuldades, utilizando para isto o questionário Formulário de Ava
liação de Dificuldade de Aprendizagem (ANSAI et al., 2012) o qual proporcio na uma avaliação global da criança, segundo diversas áreas do conhecimento que são abordadas nas séries iniciais. Este formulário evidencia as dificuldades psicomotoras, lógico-matemática e lectoescrita, permitindo que sejam identificadas as principais dificuldades encontradas nas crianças, possibilitando que os trabalhos de intervenção sejam realizados direcionados para as dificuldades individuais de aprendizagem de cada uma das crianças. Caracterizando dessa forma um estudo como um levantamento, descritivo, pois investigar-se-á as ca racterísticas de um comportamento que se deseja conhecer, após a coleta de dados será realizada uma análise quantitativa dos dados para obter as conclusões referentes à pesquisa. Após a realização do levantamento das dificuldades,serão aplicados jogos de computadores para sanar ou melhorar tais dificulda des, nesta etapa o estudo ganhará características de uma pesquisa-ação. Esta pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados.
 

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.