Resumo

Introdução:A Faculdade de Educação Física da UFAM desenvolve em um Hospital
Universitário um programa que atendendo pacientes com lesão medular desde a
fase hospitalar até o período pós-alta - PROAMDE. Iniciamos esta atuação em
maio de 2000 em parceria com o Programa de Preparação de Alta para Sequelados
- PAPS, após verificarmos que algumas pessoas com seqüelas de lesão medular não
conheciam as características da sua condição e desconheciam as suas potencialidades
motoras. Chegamos até um Hospital de referência em Neurocirurgia onde
propusemos uma ação multidisciplinar para atender estes pacientes e seus familiares.
Objetivo: Diminuir o tempo entre a aquisição da deficiência e a aquisição do
conhecimento das suas potencialidades motoras e dos diversos aspectos inerentes a
esta nova condição, pelo paciente e seus familiares. Metodologia: Ao ser internado
com diagnóstico de lesão medular e autorizado pelo Neurocirurgião, é elaborado
um programa de atendimento pela equipe multidisciplinar do PROAMDE/PAPS
composta ainda pelo Professor de Educação Física, Assistente Social, Nutricionista,
Enfermeira e Psicóloga, para ser desenvolvido durante o período de internação
com o paciente e seus familiares, fase esta que chamamos de 1a etapa. Após a alta, o
paciente é convidado a retornar ao Hospital, para ser atendido pela mesma equipe
desenvolvendo agora ações visando sua independência/autonomia e principalmente
maior conhecimento teórico e prático sobre esta condição, fase que chamamos de
2a etapa e que teve seu inicio novembro 2003. As atividades são realizadas 2 vezes
por semana durante aproximadamente 2 meses em 18 sessões, onde são enfatizados:
desenvolvimento de habilidades motoras (manejo de cadeira de rodas, transferência,
equilíbrio), aperfeiçoamento das capacidades físicas, conhecimento de autocateterismo e auto-cuidado, direitos das pessoas com deficiência, aspectos nutricionais,
acompanhamento psicológico. São realizadas reuniões periódicas da equipe para
discutir o caso de cada paciente/aluno. Resultados: foram atendidos desde maio de
2000, 208 pessoas com lesão medular na primeira etapa, e na segunda etapa 37
alunos, divididos em 9 turmas. Conclusão: Baseados nas avaliações realizadas no
inicio e ao final de cada turma, cada aluno e a família apresentaram a aquisição de um
conhecimento em relação a essa nova condição, e que o atendimento multidisciplinar
tem favorecido ao alcance da autonomia destas pessoas.

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