Intervenção Multiprofissional Melhora a Aptidão Física Relacionada à Saúde de Adolescentes com Maior Efeito Sobre as Meninas em Comparação Aos Meninos

Por: Carlos Andres Lopera, Danilo Fernandes da Silva, Josiane Aparecida Alves Bianchini, e Vanessa Drieli Seron Antonini.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.30 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo verifi car as diferenças entre as respostas de meninos e meninas a um programa multiprofi ssional de tratamento da obesidade sobre a aptidão física relacionada à saúde. Fizeram parte do estudo 163 adolescentes com excesso de massa corporal e idade entre 10 e 18 anos. Foram avaliados parâmetros antropométricos, composição corporal, fl exibilidade, força e resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória antes e após 16 semanas de intervenção multiprofi ssional. A intervenção multiprofi ssional contou com a participação de profi ssionais de educação física, nutrição, psicologia e pediatria e teve como foco principal o incentivo a mudanças nos hábitos alimentares e de atividade física que pudessem promover alterações positivas nos parâmetros analisados. A intervenção teve frequência semanal de três sessões, sendo uma hora de intervenções teóricas com os profi ssionais de educação física, nutrição e psicologia e a outra hora destinada à prática regular de exercícios físicos, com predominância de exercícios físicos resistidos, aeróbios e prática de basquetebol. Após a intervenção tanto as meninas quanto os meninos apresentaram melhoras signifi cativas nas variáveis IMC, circunferência de cintura e quadril, massa gorda relativa e absoluta, massa magra, fl exibilidade, força/resistência
abdominal e aptidão cardiorrespiratória, porém com resultados mais expressivos para as meninas sobre a circunferência de cintura, gordura corporal (kg), VO 2max e força/resistência abdominal.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1807-550920160004&lng=pt&nrm=iso

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.