Intervenção Pedagógica: Um Relato de Experiência dos Bolsistas do Pibid do Curso de Educação Física da Unemat - Campus de Cáceres∕mt

Por: Milene Regina de Oliveira Rodrigues.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Este trabalho refere-se ao relato de experiências das intervenções pedagógicas nas escolas estaduais vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID vivenciadas pelos bolsistas do PIBID – Educação Física da UNEMAT – Campus de Cáceres. Objetivo: Temos por objetivo relatar as vivências e o processo de planejamento e sistematização das atividades, no sentido de resgatar os jogos e brincadeiras populares do Brasil durante as aulas de Educação Física, discutidas e planejadas com a professora supervisora da escola. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido em três etapas, considerando as sessões de estudo sobre os jogos e brincadeiras populares, planejamento das atividades, execução das mesmas dentro e fora de sala de aula. Dando foco nas brincadeiras da região Centro Oeste, por exemplo: Mãe da Rua, Chocolate Inglês, Amarelinha entre outras. Antes de iniciarmos as intervenções pedagógicas, pedimos que cada um fizesse uma pequena pesquisa com os pais, avós, tios, pessoas mais velhas de seu convívio para saber quais foram as suas brincadeiras e do que brincavam quando eram crianças. Resultados: Conseguimos alcançar nossos objetivos, registrando um número expressivo de jogos e brincadeiras, que foram propostas durante as aulas com a participação de todos os alunos. Conclusão: As intervenções realizadas nos possibilitaram refletir acerca das respostas da pesquisa solicitada, pois muitos já brincavam as mesmas brincadeiras que seus parentes e, outros não sabiam as origens das brincadeiras, tais como Caiu no Poço, Pega Pega, Taco (nome popular dado ao Bets). Portanto, entendemos que, mesmo com o avanço tecnológico nos dias atuais, a cultura do brincar não está esquecida, pois os alunos ainda cultivam em seu tempo livre, a faceta lúdica do ser humano.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.