Resumo

Disfunções psicomotoras são encontradas em grande número de alunos que apresentam distúrbios no desenvolvimento e/ou na aquisição da lecto-escrita. O objetivo do presente trabalho é o de verificar como um programa de reeducação psicomotora pode intervir no desenvolvimento das habilidades do processo da lecto-escrita em crianças de sete à dez anos de idade. Para tanto, foi elaborada e executada uma pesquisa, cuja metodologia aplicada partiu de uma revisão de literatura, aplicação do Teste de Bender - que visou definir índices de maturação percepto-motora -, aplicação de provas pedagógicas de leitura e escrita e testagens projetivas de desenho da família e da auto-imagem. O propósito destas etapas na investigação foi o de caracterizar a amostragem da pesquisa em Grupo de Controle e Grupo de Experimentação. Este momento ficou definido como teste. Em seguida, foi aplicado um programa de reeducação psicomotora por quatro meses, anteriormente testado, tendo apresentado resultados significativos em nível cognitivo e de socialização, demonstrados através dos resultados estatísticos e qualitativos. Estes dados só puderam ser validados quando a metodologia para a seleção dos grupos foi reaplicada em toda amostra - o reteste.

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