Intervenção Voltada à Promoção da Atividade Física em Estudantes de Escolas Públicas de Fortaleza, Ceará: Efeito e Variáveis Mediadoras

Por: Valter Cordeiro Barbosa Filho.

167 páginas. 2016 13/04/2016

Send to Kindle


Resumo

Os principais mecanismos que podem explicar as mudanças (variáveis mediadoras) na atividade física (AF), após intervenções com o público escolar, ainda são incertos. O presente estudo objetivou avaliar o efeito de uma intervenção sobre indicadores da prática de AF, bem como analisar as variáveis mediadoras do efeito da intervenção na AF em estudantes do 7º ao 9º ano de escolas públicas de ensino de Tempo Integral de Fortaleza, Ceará, Brasil. Estudo randomizado e controlado por conglomerado. As seis escolas de tempo integral de Fortaleza foram incluídas, e três foram alocadas aleatoriamente para cada condição (intervenção ou controle). O intervenção teve a duração de quatro meses e envolveu formação e atuação de professores para discussão sobre AF e saúde no currículo, oportunidades de AF (disponibilização de materiais e jogos) e ações educativas (incluindo os pais). A coleta de dados foi efetuada em julho de 2014 e imediatamente após a intervenção em dezembro de 2014. 

Endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167950

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.