Intervenção Voltada ? Redução do Tempo de Tela em Escolares de Fortaleza, Ceará: Efeito e Variáveis Mediadoras

Por: Alexsandra da Silva Bandeira.

122 páginas. 2017 22/05/2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Exposições elevadas ao tempo de tela justificam a realização de intervenções para redução desse comportamento em crianças e adolescentes. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção sobre o tempo de tela, bem como identificar possíveis variáveis mediadoras (atitude, autoeficácia, suporte da família e dos membros da escola) do efeito da intervenção em escolares de Fortaleza, Ceará. Método: Estudo de intervenção randomizado e controlado. Das seis escolas de tempo integral existentes em Fortaleza, três foram submetidas ao programa “Fortaleça sua Saúde” e três compuseram o grupo controle durante o segundo semestre (julho a dezembro) de 2014. O estudo envolveu 548 escolares no grupo intervenção e 537 no controle, com idades de 11 a 17 anos, que cursavam do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. A intervenção focou na capacitação de professores, oportunidades para prática de atividade física na escola e redução do tempo de tela, bem como educação em saúde. Os estudantes responderam um questionário pré-intervenção e pós-intervenção, envolvendo questões sobre o tempo diário assistindo TV ou usando computador/videogame em dias de semana e do fim de semana. Tempo de TV, computador/videogame e tempo de tela total foram as variáveis dependentes.

Endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185545

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.