Resumo

Histórico: As recomendações referentes a` atividade física existentes no Guide to Community Preventive Services (Guia para Serviços Preventivos em Comunidades), também designado Community Guide (Guia da Comunidade) não foram examinadas ou aplicadas sistematicamente em paıses em desenvolvimento, como os da América Latina. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar as bases das evidências atuais concernentes às intervenções para aumentar a atividade física na América Latina usando um processo modificado do Community Guide e desenvolver recomendações baseadas em evidências para as intervenções em atividade física.

Métodos: Em 2006, foi realizada uma revisão da literatura em português, espanhol e inglês, tanto de publicações julgadas por pares como não julgadas, para identificar as intervenções em atividade física desenvolvidas em ambientes comunitários na América Latina. Os estudos sobre intervenções foram identificados por busca em dez bancos de dados usando 16 termos relacionados à atividade física, condicionamento, promoção da saúde e intervenções em comunidades. Todos os estudos sobre intervenções relacionadas a` atividade física foram resumidos em tabelas. Seis revisores independentes classificaram os estudos sobre intervenções de acordo com as categorias do Community Guide e fizeram uma triagem para inclusão por um processo de abstração sistemática (ou seja, pela elaboração de resumos) para avaliar a magnitude das evidências. Cinco pesquisadores treinados foram responsáveis pelas abstrações.

Resultados: O levantamento da literatura identificou 903 artigos julgados por pares e 142 teses brasileiras relacionadas à atividade física, das quais 19 foram selecionadas para abstração completa. Somente para aulas de educação física nas escolas a magnitude das evidencias obtidas na América Latina foi suficiente para apoiar a recomendação da atividade.

Conclusões: A presente revisão sistemática enfatiza a necessidade de avaliações rigorosas das intervenções promissoras para aumentar a atividade física na América Latina. A implementação e a manutenção de programas e políticas de educação física nas escolas devem ser firmemente encorajadas para promover a saúde das crianças na América Latina.

Acessar Arquivo