Intervenções com Profissionais de Saúde da Atenção Primária Sobre Aconselhamento à Atividade Física: Revisão Sistemática

Por: e Vitor Hafele.

Revista da Educação Física - UEM - v.30 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi descrever as intervenções realizadas com profissionais de saúde na atenção primária com o foco no aumento do aconselhamento à prática de atividade física. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus, SciELO e Bireme, com as seguintes palavras-chave: primary health care; intervention; physical activity; exercise; health promotion; counseling; advice; health professionals; health workers. Foram incluídos oito estudos, sendo a maioria de metodologia quantitativa e publicado na última década. As intervenções foram realizadas em três países, com amostras heterogêneas de profissionais de saúde e usuários da atenção primária. Quanto ao efeito da intervenção sobre o aumento do aconselhamento à atividade física, metade dos estudos mostrou ser positivo, enquanto a outra metade não apresentou diferença. Os resultados apresentam que ainda são poucas as intervenções com profissionais de saúde na atenção primária relacionadas ao aconselhamento à atividade física e metade delas mostraram efeito positivo. São necessárias novas intervenções abrangendo diferentes profissionais da saúde em um número maior de unidades de saúde.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37243

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.