Resumo

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem, há alguns anos, contribuindo para a melhoria do esporte brasileiro, fornecendo conhecimento científico, tecnológico, inovação e auxiliando na estrutura da gestão, governança e políticas de esporte. Entendemos que a melhoria no desenvolvimento esportivo brasileiro depende fundamentalmente do diagnóstico, do planejamento, da avaliação e da utilização das mais modernas ferramentas de análise das políticas de governo e da gestão das entidades privadas. Mas, para alcançar o sucesso nos princípios elencados acima, torna-se imperiosa a consolidação dos dados confiáveis e atuais sobre a estrutura esportiva.

Assim, em iniciativa pioneira, o IPIE desenvolveu uma base de dados (big data), estruturada na forma de um grande conjunto de registros sobre o esporte. Sua utilização torna possível cruzar dados e gerar informações de modo rápido e preciso, auxiliando pesquisadores, gestores e profissionais do esporte sobre a compreensão das suas atividades. Atualmente, nossa base de dados conta com mais de 65 mil atletas e, aproximadamente, 7 mil instituições cadastradas, perfazendo um volume superior a 3 milhões de registros, oferecendo uma visão plena do esporte por meio da emissão de relatórios e mapas em diversos formatos. É importante afirmar que esta base de dados já está sendo reconhecida, nacional e internacionalmente, por parte de várias entidades esportivas.

Para que as ações do IPIE pudessem ser concretizadas, foi necessário o apoio permanente da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania. Com o avanço desta parceria, estamos não só consolidando a base de dados, mas, principalmente, auxiliando a SNEAR no acompanhamento dos atletas do Bolsa-Atleta e Bolsa Pódio, da Rede Nacional de Treinamento, dos Jogos Escolares Brasileiros, organizando e cadastrando os dados do financiamentoesportivo, disseminando informações por meio de eventos científicos, das revistas, da Cartilha de governança em entidades esportivas (Lei 9.615/98) e, mais recentemente, realizando o levantamento da gestão, governança e infraestrutura das entidades esportivas públicas e privadas do país.

Continuar essa catalogação dos dados neste sistema e acompanhar permanentemente
o desenvolvimento dos atletas e das entidades esportivas será essencial para que o esporte brasileiro melhore sua eficiência na gestão, na governança e na performance dos atletas.

Acessar