Send to Kindle


Este livro baseia-se em cursos online oferecidos pelo OpenLearn2 da Open University britânica, selecionados pelo professor Fredric Litto, presidente da ABED — Associação Brasileira de Educação a Distância. Os cursos foram acessados em março de 2017, com as últimas datas de atualização na época:

a) Accessibility of e-Learning

b) An introduction to OERs

c) Assistive Technologies & Online Learning

d) Becoming an open educator

e) Creating OERs f) Engaging with educational research g) How to become an online facilitator

h) How to make an open online course

i) Introducing Ethics in Inf & CompSci

j) Learning to (Re)Use OERs

k) Learning To Learn

l) Teachers sharing resources online

Como é possível imaginar, o principal desafio deste trabalho foi transformar materiais de cursos online abertos em língua inglesa em um livro impresso em língua portuguesa para ser lido offline (apesar de ser também  possível ler o PDF online). Nesse sentido, várias partes dos cursos não foram utilizadas, outras foram adaptadas para o leitor de língua portuguesa e passagens que não constavam dos cursos foram acrescentadas. Quando havia referências e links a outras fontes (inclusive a outros cursos do OpenLearn), essas fontes foram visitadas, resultando seja em seu descarte, seja na ampliação de sua profundidade, e então a própria referência original aparece neste texto. Quando as seções deste livro estão diretamente baseadas em algum dos cursos, seu título é mencionado logo no início da seção. Mas, em geral, o texto que você está começando a ler é um caleidoscópio baseado em diversas fontes — e, por isso mesmo, com várias vozes. Trata-se, portanto, de um trabalho de remixagem, não de simples tradução. Os organizadores e tradutores (cuja apresentação você encontra no final do livro) são, na verdade, coautores, no espírito da educação aberta.

O livro está dividido em cinco capítulos, além da Introdução e da Conclusão. O próximo capítulo define o conceito de recursos educacionais abertos e descreve as práticas associadas. O terceiro capítulo explora alguns aspectos da educação aberta e propõe boas práticas para o design e a tutoria em cursos online abertos. O quarto capítulo assume a perspectiva da aprendizagem aberta, com orientações para os alunos aprenderem a aprender. O quinto capítulo discute questões relacionadas à pesquisa em educação, incluindo a ética. O capítulo final oferece diretrizes para acessibilidade e uso de tecnologias assistivas na educação online.

Os cursos consultados tinham licenças diversas. No caso desta obra, você pode reproduzi-la para fins não comerciais, desde que mencionada a fonte.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.