Editora DED-MEC. Brasil 1969. 373 páginas.

Sobre

A iniciativa da Divisão de Educação Física do M.E.C. em publicar a presente obra tem por objetivo, primordialmente, oferecer subsídio aos alunos das Escolas Superiores de Educação Física e aos nossos especializados, de modo geral, no referente ao setor básico da Didática. 

Nesse propósito, as considerações em evidência foram: 

— as Escolas Superiores de Educação Física são as únicas que, entre as instituições qua preparam professores, não têm a Didática, cujo objetivo específico é justamente o estudo das técnicas de ensino, como disciplina constante de seus currículos; 

— a inclusão da Didática no currículo mínimo dessas Escolas, estudada atualmente pelo Conselho Federal de Educação, 
exigirá, obviamente, material bibliográfico correspondente, e 

— o moderno conceito de Educação Física requer o que se pode chamar de uma "nova técnica de ensino", que traduz, no campo prático, os princípios teóricos já aceitos pela maioria dos nossos professores de Educação Física. 

O autor, salientando sempre a posição ocupada pelo educando, como centro de todo o processo educacional, e a do moderno professor de Educação Física, como autêntico educador, procurou, simplesmente, adequar algumas normas e procedimentos, aplicados, até hoje, empiricamente pelos professores de nossa especialidade, aos princípios básicos recomendados pela Didática Geral. 

Assim, foram estudadas prioritáriamente as três fases da atividade discente — o planejamento, a orientação e o controle da aprendizagem em Educação Física — ao mesmo tempo em que se procurou desenvolver algumas considerações sobre aspectos teóricos da Educação. 

Cumpre relevar ainda que o trabalho ora apresentado constitui fase importante na evolução técnica do PROGRAMA DE 
PUBLICAÇÕES da Divisão de Educação Fisica, que busca o aperfeiçoamento dentro dos novos conceitos de comunicação. A experiência assimilada pautará certamente as nossas futuras publicações. 

Considerando nossa diretiva, à frente da Divisão, de apoiar decisivamente o aperfeiçoamento técnico da Educação Física e dos Desportos, esperamos, com esse empreendimento, cumprir mais uma etapa de nossos objetivos. 

Tenente-Coronel Arthur Orlando da Costa Ferreira 
Diretor da Divisão de Educação Física do M.E.C.

Arquivo