Resumo

A tecnologia está presente nos mais variados segmentos das nossas vidas, impondo  ao  tradicional  a  necessidade  de  mudanças.  Nesse  sentido,  a  educação  também  é  um  lugar  de  mudanças  constantes  onde devem estar presentes os conhecimentos e as tecnologias mais avançadas. Atualmente, metodologias ativas  baseadas  nas  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  (TDICs)  têm  ganhado  espaço  no  campo  educacional.  A  utilização  dos  ambientes  virtuais  de  aprendizagem  e a adoção  de  modelos  híbridos  de  ensino,  dentre  os  quais  se  destaca a sala de aula invertida, são cada vez mais recorrentes. Nesse contexto, o  objetivo do presente estudo foi analisar as possíveis contribuições da metodologia  da sala invertida nas aulas de Educação Física para estudantes de quatro turmas  do  5º  ano  do  Ensino  Fundamental  da  Escola  Municipal  Coronel  José  Batista  em  Itabira  ­ MG. Através da  utilização  de  um  diário  de  bordo  foram  registrados  os  dados de doze aulas de Educação Física, bem como as impressões do professor  pesquisador  sobre  a  utilização  dessa  metodologia  de  ensino.  O  conjunto  de  informações  observado  nas  aulas  foi  utilizado  para  a  construção  de  narrativas  pedagógicas,  a  partir  do  olhar  do  professor pesquisador, sobre  a sua  experiência  com a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas  referidas turmas. A  narrativa  das  experiências  pedagógicas  contribuiu  para  uma  compreensão  mais  ampla sobre  o objeto do  presente estudo,  pois  permitiu  ao  professor  pesquisador  realizar um relato mais fiel dos seus sentimentos, anseios, angústias e perspectivas  sobre o trabalho desenvolvido. 

Acessar