Investigação das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso dos Atletas Jovens do Handebol (masculino), Vencedores do Iv Jogos da Juventude do Brasil Porto Alegre/1998

Por: Adriana Taniolo Augusti, Iouri Kalinine e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.21 - n.2 - 2000

Send to Kindle


Resumo

As pesquisas recém realizadas na Rússia e no Brasil mostraram que maioria absoluta dos atletas de rendimento em Handebol, possuem sistema nervoso Forte, Móvel, Equilibrado ou tem leve Desequilíbrio, com prevalência dos processos de excitação sobre os processos de inibição. Isto indica que, futuros atletas de rendimento de Handebol devem ter as peculiaridades tipológicas do sistema nervoso semelhantes as mencionadas acima. Considerando isto, o objetivo do trabalho foi investigar as peculiaridades tipológicas do sistema nervoso, dos melhores atletas juvenis de Handebol (masculino) que participaram do IV Jogos da Juventude do Brasil, em Porto Alegre/RS e realizar a análise comparativa das mesmas com a dos atletas das melhores equipes da liga Nacional do Brasil. A pesquisa foi realizada no mês de novembro de 1998, durante a realização destes jogos. A amostra foi composta de 36 atletas das equipes: Seleção Juvenil masculino de Santa Catarina (campeão), Seleção Juvenil masculino do Paraná (2 lugar) e Seleção Juvenil masculino de São Paulo (4 lugar). Os instrumentos metodológicos para a investigação das peculiaridades tipológicas do sistema nervoso dos atletas foram: metodologia do Gradiente de Força (variante luz) de NIBYLITSIN e Questionário de STRELAU. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria das peculiaridades tipológicas do sistema nervoso dos melhores atletas juvenis de Handebol do Brasil, em média, é bem inferior do que a dos atletas das melhores equipes masculinas da liga Nacional do Brasil. Conclusão: A seleção dos atletas juvenis como futuros atletas de rendimento, na parte de aptidão psíquica foi realizada inadequadamente.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/778

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.