Resumo

Nos tempos modernos fica cada vez mais difícil encontrar na comunidade acadêmica, pessoas que tomam iniciativa para resolver problemas e realizar metas. Vários pesquisadores afirmam que existe falta de líderes e isto é problema, porém, nós acreditamos que os líderes na comunidade acadêmica não surgem por si mesmo, mas é preciso formá-los. Com apoio nas pesquisas de Pavlov, Eysenk, Merlin e Kalinine, podemos concluir que tais características dos líderes como: sociabilidade, responsabilidade, atividade, prontidade de saber dar para ser, tem relação como o tipo de sistema nervoso da pessoa. Por isso pode-se estabelecer uma hipótese: será que a capacidade de ser um líder depende do tipo de sistema nervoso do ser humano? Para confirmar ou rejeitar esta hipótese, no Curso de Educação Física da UFSM, foi realizado uma pesquisa sobre a “Investigação da relação entre das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso dos estudantes e seus índices de Liderança. O Instrumento metodológico utilizado para a investigação das Peculiaridades Tipológicas do sistema nervoso dos sujeitos da amostra foi o “Questionário de Strelau”. Para detecção do índice de liderança dos estudantes utilizou-se do Método Sociométrico”. A amostra da pesquisa foi composta de 192 estudantes, sendo 82 do sexo masculino e 110 do sexo feminino, matriculados no 2o ao 7osemestre, na faixa etária de 18 a 26 anos de idade. Os dados coletados na pesquisa foram tratados através da utilização dos Métodos de Estatística Matemática Paramétrica (média, desvio padrão e Teste t de Student para amostras independentes). A análise dos resultados adquiridos nos mostra que com p < 0,05 existe relação entre índices de liderança dos líderes e suas peculiaridades tipológicas do sistema nervoso. Quanto mais alto o índice de liderança.

Acessar