Ioga

Por: Almeida Alice Mendes, Darcymires do Rego Barros, Hilda Castelo de Lacerda, Iêda Olivera Aldrighi, José Maria Coutinho, Maria Fernanda L. Souza, Maria Helena Ferreira Schmidt e Neuza Veríssimo Meireles.

Atlas do Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

A Ioga (expressão portuguesa para o termo hindu original Yoga) é uma das escolas de pensamento que integra o pensamento Védico. O termo “Veda” representa as seis Escolas Filosóficas da Índia denominadas de “Darsanas” (ponto de vista). Cada Escola se assenta em diferentes linhas de pensamento que se complementam, a saber: “Nyaya” – escola analista que se pauta na lógica em que repousa todo pensamento científico da Índia; “Vaisesika” – escola analista de reconhecimento das coisas existentes na natureza; “Samkhaya” – escola materialista que procura explicar a natureza das coisas e procura encontrar a causa do sofrimento, da insatisfação e da dor; “Mimansa” – composta por duas escolas (Purva Mimansa) que procura examinar a natureza do “dharma” e (Ultra Mimansa) que estuda o absoluto; “Yoga”– é um processo consciente através do qual se consegue a maestria sobre a mente harmonizando o físico, emocional, o intelectual e o social, liberando o potencial criativo para o bem do indivíduo e da sociedade (Uma Krishnamurti,1998); “Vedanta”– engloba todas as escolas tradicionais e pode ser considerada como uma das mais perfeitas sínteses do pensamento Hindú. A Yoga Clássica, segundo a tradição, foi criada por Hiranyagarba muito embora, os pesquisadores afirmem que a Ioga sistematizada por Patanjali representa um clímax no longo e contínuo desenvolvimento desta filosofia. Apesar de Patanjali ser considerado somente um compilador e um sistematizador, de qualquer forma não se pode negar a importância de sua obra chamada de “Yoga Sutras”. Alguns historiadores apontam o nascimento de Patanjali por volta do século II d.C., outros acham que ele viveu por volta do século II a.C. e afirmam ser o mesmo que escreveu o Maha-Bhashya, a gramática da língua sânscrita.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.