Itinerários da Educação Física na Escola: o Caso do Colégio Estadual do Espírito Santo

Por: Ana Flávia Sofiste, Elisa Barcellos da Cunha e Silva, Evânia Nunes de Angeli, Felipe Quintão de Almeida, Mauro Sérgio da Silva, Rosely Maria da Silva Pires, Sabrina Poloni Garcia e .

Movimento - v.11 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo analisa o itinerário da disciplina Educação Física no Colégio Estadual do Espírito Santo, no período de 1970 a 2000, procurando: identificar o discurso construído por ela para legitimar-se no currículo daquela escola; examinar as possíveis mudanças de sentido da sua presença no currículo; identificar os principais fatores internos e externos que influenciaram as características assumidas pela disciplina; analisar as soluções pensadas para superar a atual crise da disciplina no colégio. O estudo de caso realizado indica uma forte dependência da legitimidade e do status da disciplina Educação Física, dos desdobramentos da prática esportiva e das políticas públicas voltadas ao esporte competitivo.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2859/1473

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.