Editora UEM. Brasil 2014. 48 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO
Este quarto Seminário de Estudos do Lazer (SEL) retoma uma atividade que teve início no mesmo ano de surgimento do Grupo de Estudos do Lazer (GEL/CNPq). As três primeiras edições ocorreram na UniCesumar, de 2000 a 2002. Em cada ano tivemos um tema principal, atraindo palestrantes de diversas áreas do conhecimento e instituições do país.

O objetivo do evento é difundir o conhecimento sobre lazer e recreação, num perspectiva multidisciplinar, valorizando aspectos essenciais à formação e atuação na área: a vivência e o debate; a fundamentação teórica e a experimentação; as pesquisas científicas e os relatos profissionais. Nesse sentido, o evento alcançou seus objetivos nas três edições, envolvendo um público diversificado e atingindo diferentes níveis de reflexão.

Desde então o GEL não mais promoveu esse bem sucedido, mas laboroso evento.

Contudo, em 2012 tivemos a oportunidade em sediar o ELAP – Encontro do Lazer do Paraná, quando renovamos ânimo para promover eventos acadêmicos para o lazer, considerando a importância da difusão do conhecimento.

Mas, na atualidade, o GEL aborda quatro linhas de investigação temática (multiculturalismo, atuação profissional em lazer/recreação; lazer não-usual; e atividades de aventura). Por isso, ampliamos também o foco de atenção do SEL. Nesta quarta edição não somente trazemos os estudos do lazer e o campo de atuação na recreação, em sua conformação mais comum. Ampliamos o campo, enfocando as atividades de aventura, as quais são crescentemente organizadas como opção no tempo livre e, portanto, isso merece ser objeto dos estudos do lazer. A fim de mostrar os diferentes olhares sobre a aventura, encorajamos outras abordagens, desde que ampliem o conhecimento sobre essa temática.

No SEL a publicação dos trabalhos é uma parte importante na difusão do conhecimento.

Para este momento, colocamos à avaliação os resumos dos trabalhos a serem apresentados em pôster ou comunicação oral. Excepcionalmente este ano, permitimos a reapresentação de trabalhos advindos de outros eventos, dado o caráter local que o evento adquire em sua reativação, até seu restabelecimento como referência regional na promoção do debate sobre os variados aportes sobre lazer.

Este material não poderia chegar às mãos dos participantes se não fosse o trabalho voluntário de integrantes do GEL e do qualificado corpo de avaliadores, que examinaram os trabalhos enviados. A todos, nosso agradecimento.

Bom evento.

Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
 Coordenador Geral do Evento

Arquivo