Integra

Perdemos. Perdemos todas e todos. A sociedade brasileira. A Educação Superior nacional. A Educação Física em suas diversas facetas. E claro, amigos, distantes e, sobretudo os mais próximos. Principalmente a família.

Há alguns dias, faleceu a sensacional Jeane Barcelos Soriano, professora do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, deixando um vazio imenso. Por outro lado, ficamos com seu legado, um tesouro pedagógico e humano imensurável.

Fomos contemporâneos de graduação na USP, de modo que tivemos nossos momentos juntos. Ate nos formamos no mesmo dia – apesar d’eu não lembrar muito do evento da formatura em si. Nem sei se é verdade – mas tenho um diploma dizendo, e algumas fotinhos pra mostrar.

Acompanhei a Jeane, sua carreira e vida, mais de longe do que de perto. Amigas em comum – as queridas Bete Freire, Celia Queiros, Valeria Peres, me mantinham atualizado. Mídias sociais também. Foi ali que eu vi que ela era uma professora muito amada. Os comentários que seus posts no face atraiam não deixavam duvida: a minha etnografia ambulante acompanhava o que seus alunos e alunas diziam, as respostas, a interação fabulosa e entusiasmada que existia entre todos por ali – uma via de duas (ou muitas mais) mãos, um prodígio pedagógico, um exemplo e um aprendizado.

Tenho lido agora os depoimentos de despedida na pagina dela. Vários alunos e alunas falando coisas lindas e emocionantes. Um escreveu que logo no primeiro dia de aula dele, na turma dos calouros, a Jeane disse que seria a paraninfa da turma ao final do curso, dali a quatro anos. O cara achou aquilo um absurdo, muito arrogante da parte dela, afinal eles estavam apenas começando, teriam mais dezenas de professores…e no final ela foi a paraninfa mesmo! Claro, o aluno conclui no seu depoimento, Jeane era sempre a professora mais amada, engajada, preocupada com seus alunos, investindo fundo nas relações de ensinagem.

Certamente, se ela estivesse por aqui onde trabalho, ou em outro lugar em que professores são mais reconhecidos, ela paparia todos estes premiozinhos de ensinagem universitária. Teria pra ninguém.

Non, je ne suis pas Jeane. Se eu ‘fosse’ Jeane,eu teria coragem. Coragem de ser chato. De enfiar os dedos nas feridas. De lutar pelos meus ideais de peito aberto. De morder o Lattes (não o Cesar, coitado). Eu mostraria as caras e enfrentaria as (e os) cobras.

Se eu ‘fosse’ Jeane, não viveria uma vida camaleônica. Eu seria por inteiro. E de verdade. Muito mais que carne e osso.

Na verdade, deveria ter escrito o oposto nas primeiras linhas deste texto. Ganhamos. Ganhamos todos. A presença e a contribuição dela foram únicas. Para a sociedade. Para a Educação Superior. Para todas as facetas da Educação Física. Para alunos e alunas, amigos e amigas, próximos e distantes. Para a família, claro e mais que tudo. E todos e todas ganhamos imensamente com isso. Todos os dias.

Mas é sempre assim.  Os bons vão cedo.

Mas será que vão mesmo?

Por Jorge Knijnik
em 9-01-2015, às 7:33

8 comentários. Deixe o seu.

JK,

Vamos comemorar a vida exemplar, o tanto de com-paixão que espalhou, e o muito que a Jeane fez em pouco tempo de passagem.
Há que continuar.
Laércio

Por Laercio Elias Pereira
em 9-01-2015, às 12:46.

A Jeane se foi e deixou muita saudade, lembro-me do dia que a conheci, imediatamente me identifiquei com ela, com suas ideias e a admirei muito. Nunca quis fazer o curso de Educação Física e entrei lá por um simples acaso, logo no primeiro ano (2012) pensei em desistir, mas em uma das conversas que tive com ela, ela me disse que eu não deveria fazer isto, que eu tinha um futuro na área da humanas na EF como o dela. A partir daquele momento comecei a olhar tudo com outros olhos, e prometi não desistir, me inspirar nela, no que ela foi e as contribuições que ela deu pra sociedade. Sempre a tive como uma grande heroína, quem me apoiou, me incentivou e acreditou em mim. Amava as aulas dela e anotava cada palavra, sincera, bem-humorada e muito competente. Hoje estou no 4 ano, e infelizmente não tive oportunidade de ser uma de seus orientandos ou “desorientados”como ela preferia chamar rs. Ela vai deixar muita saudade, mas também seu grande exemplo como pessoa, que lutou até o fim, meu diploma é dedicado a ela, que me fez continuar, na colação de grau certamente vou dizer: “Jeane essa é pra você”. Espero que onde estiver esteja bem, e que Deus conforte o coração de todos que a amavam, incluindo o meu.

Por Thaila Aline
em 9-01-2015, às 15:09.

Muito tocante suas palavras. Que linda homenagem.

Por ana Elisa
em 9-01-2015, às 21:22.

Grande profissional e pessoa. Fui seu aluno na UEL, e sempre a considerei uma das melhores professoras que tive. Insubstituível!

Por Claudinei
em 11-01-2015, às 5:39.

Ainda estou sem palavras para expressar tao dolorosa perda. Só posso dizer que tive a honra de ter sido amigo da Jeane. A perda é gigantesca. A EF ficou mesmo bem mais pobre.

Por Mathias Roberto Loch
em 12-01-2015, às 0:24.

Ainda com dificuldades de acreditar que Jeane nao estará mais conosco. Perda gigante. Tive sorte de ter sido amigo dela. Parabéns pelo texto Jorge!

Por Mathias
em 14-01-2015, às 16:33.

Eterna em nossos corações. Luto eterno.

Por Thaila
em 26-02-2015, às 3:35.

Forever. Inesquecivel

Por Jorge Knijnik
em 1-03-2015, às 14:48.

Acessar