Resumo

O futebol é, sem dúvida, um dos elementos simbólicos mais lembrados pelo senso comum na representação do Brasil. Para brasileiros e estrangeiros, tal traço da identidade do País foi construído através da apresentação da seleção brasileira de futebol em torneios internacionais, com convincentes atuações que redundaram na conquista de cinco títulos mundiais. Contudo, a amplitude desse imaginário não pôde ser constituída sem a participação dos meios de comunicação de massa, que fizeram de sua associação com o esporte um das mais relevantes facetas da indústria do entretenimento. Mídia e esporte se transformaram em uma complexa estrutura social que se solidificou como uma instituição do cotidiano e dos povos conectados. Através do esporte mediado, padrões culturais de diversas nações são postos frente a frente e questionam indivíduos a respeito de seu pertencimento e identidade. Nesse sentido, a idéia de futebol-espetáculo e a Copa do Mundo formam um ambiente propício para a mediação das identidades nacionais, e o alargamento dos produtos da mídia, como a publicidade, fornece elementos simbólicos para a identificação do indivíduo nas novas configurações de tempo e espaço. Assim, esta pesquisa visa dissertar sobre a representação da identidade nacional brasileira mediada através do futebol-espetáculo, valendo-se do Joga TV, publicidade mundial da Nike para a Copa do Mundo de 2006, como um corpus inserido nos estudos contemporâneos da nação, da identidade e do sujeito, considerando a emergência da cultura da mídia como um dos focos dessas transformações

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