Jogando com as Diferentes Linguagens: a Atualização dos Jogos na Educação Física Escolar

Por: Cristiane Oliveira Pisani Martini e Juliana de Alencar Viana.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho buscou uma aproximação entre o campo de estudos e intervenções do lazer e a Educação Física escolar. Buscou-se formas de transposição da linguagem midiática dos jogos eletrônicos para uma experiência corporal educativa nas aulas de Educação Física. Ao longo da condução da disciplina “Múltiplas Linguagens do Ensino da Educação Física” do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de Sete Lagoas, as diferentes linguagens midiáticas, como TV, cinema e internet, tornaram-se objeto de estudos dos alunos. Reconhecendo os diversos usos midiáticos, como entretenimento, consumo ou desenvolvimento, buscou-se incrementar uma formação crítica para apropriação, ressignificação e promoção de experiências a partir das mais diferentes linguagens, a fim de ampliar o repertório de experiências, trazendo implicações para a formação e atuação em educação física escolar. Como resultado, os alunos apresentaram trabalhos que dialogaram com os mais diversos tipos de jogos, de simulação, vertigem e sorte, além dos competitivos, considerando os seus elementos constituintes, como narrativa, cenário, personagens e o desafio. Por fim, percebeu-se que os alunos não só se apropriaram de diversos tipos de jogos, como também criaram jogos completamente novos, indicando o reconhecimento de sua diversidade e de seus princípios pedagógicos, sem abandonar a criatividade. Ficou claro que a rigidez das regras dos jogos agonísticos (esportivos) já conhecidos, pouco acrescentam para a ludicidade, dada a sua característica de brincar com a realidade. Também parece ficar empobrecida de a sua capacidade de ramificação de jogadas, causando previsibilidade, com ênfase no resultado e menos nos processos. Dessa forma, espera-se ter contribuído para a formação e atuação em educação física escolar, considerando a possibilidade de ressignificação dos produtos culturais e a constituição de novos, dados os processos de virtualização e atualização, próprios da inserção das tecnologias de informação e comunicação no modo de vida contemporâneo.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.