Jogo de Areia e Transdisciplinaridade: Desenvolvendo Abordagens Ludopoiéticas Para a Educação e a Pesquisa do Lazer

Por: .

Licere - v.11 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas conexões epistemológicas e metodológicas para reconhecer o Jogo de Areia como uma estratégia ludopoiética no âmbito educacional e para a pesquisa do lazer, evidenciando a sua organização transdisciplinar. Concebemos o Jogo de Areia com determinadas propriedades intrínsecas, cujo movimento faz emergir uma natureza transdisciplinar específica. Assim, o Jogo de Areia idealizado originalmente para a Clínica Psiquiátrica Infantil, evoluindo depois para a Psicologia Junguiana, pode se abrir ao mundo transdisciplinar para diferentes campos de atuação profissional, ressaltando a sua relevância para os estudos vivenciais do lazer. A Transdisciplinaridade nos permite ir além de configurações teóricas consolidadas, navegar por oceanos de incertezas epistemológicas e cruzar arquipélagos disciplinares, alguns já conhecidos, outros ainda desconhecidos.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV11N03_a5.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.