Jogo Consciente: a Percepção de Professores de Educação Física Acerca do Corpo da Criança Negra e o Processo de Construção Identitária

Por: Thiago Batista Costa.

145 páginas. 2017 03/03/2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma pesquisa com enfoque qualitativo, a percepção, por parte dos professores que ministram a disciplina Educação Física, em turmas do Ensino Fundamental I, em escolas da rede estadual no município de São Paulo – SP, a respeito do corpo da criança negra e o processo de construção de sua identidade. Parte-se da hipótese que existe um desconhecimento por parte dos professores sobre as especificidades das questões do corpo e identidade que envolve os estudantes negros, cuja maioria é das escolas públicas. Esse desconhecimento, em parte, é resultado de uma formação geralmente monocultural e eurocêntrica, que acaba afetando diretamente a prática docente, fazendo com que os professores não tenham um olhar para as singularidades de uma criança negra. Como referencial teórico para analise das categorias: identidade negra, conscientização e corpo negro; utilizamos os estudos de Kabengele Munanga, Paulo Freire e Frantz Fanon. A partir das considerações propostas e do ponto de vista metodológico, utilizamos a abordagem de caráter qualitativo, entendendo que para nosso objeto de pesquisa, essa abordagem nos permitiria maior profundidade em termos de compreensão. A pesquisa empírica foi constituída de entrevistas como instrumento de coleta dados. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de discurso.

Endereço: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1609

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.