Jogo, Esporte, Criança e Ensino: Aproximações com a Psicologia Social de Mead

Por: Carlos Luiz Cardoso.

Motrivivência - v.26 - n.42 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O artigo reflete o jogo e o esporte no interior da psicologia social do filósofo George H. Mead, como orientação para a Educação Física escolar. Inicialmente indica os princípios do ‘condutismo social’ [sociedade, pessoa e mente]. Em seguida mostra a ‘emergência’ do ‘outro generalizado’ na passagem do jogo ao esporte. Mais adiante destaca o ‘movimento renovador’ da década de 80 e algumas referências para o ensino no Brasil. Finalmente reflete a necessidade de compreender o desenvolvimento do selfna educação física escolar, destacando as concepções ‘críticas’ para a formação didática dos professores.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p259

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.