Jogos Africanos e Afro-brasileiros: Possibilidades Para a Educação das Relações étnico-raciais nas Aulas de Educação Física

Por: Alesandro Anselmo Pereira.

IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Send to Kindle


Resumo

A Lei 10.639/2003 torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro–Brasileira e Africana na educação básica. No entanto, percebemos uma lacuna quanto ao cumprimento desta lei dentro das instituições educacionais. Assim, o objetivo deste estudo é fazer um levantamento sobre jogos e atividades de origem africana e afro-brasileira e no segundo momento, realizar aplicação das mesmas em uma intervenção em aulas de Educação Física na cidade de São Carlos, e finalmente, observar se estas contribuem na formação de identidade negra positiva de crianças negras e não negras e no respeito à diversidade étnico-cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com coleta de informações realizada por meio do registro sistemático das observações em diário de campo.

Endereço: http://motricidades.org/conference/index.php/cpqmh/4cpqmh/paper/view/166

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.