Jogos Competitivos e Cooperativos: Um Estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/pr

Por: Cristhiane Marcia Maciel Kaminski Alves e Inácio Brandl Neto.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.7 - n.12 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3ª e 4ª séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante. 

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1795

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.