Jogos de Construção nas Aulas de Educação Física: Alternativa Pedagógica Para Aquisição de Competências Leitora e Escritora

Por: Antonio Cesar Lins Rodrigues.

2009 28/01/2009

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo versa sobre uma pesquisa-ação crítico-colaborativa desenvolvida numa classe de alfabetização em uma escola pública de Cubatão, SP, tendo como objeto principal a construção de competências leitora e escritora numa perspectiva globalizante das aulas de Educação Física. Para tanto, buscou-se nos jogos de construção sob a perspectiva epistemológica de Piaget, o caminho para chegar-se ao objetivo de reverter o quadro de fracasso escolar diagnosticado, nessa mesma classe. Foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: aulas passeio, história-roteiro, temas geradores, palavras geradoras, roda cantada, lengalenga, colagens alfabetizadoras, dominó das rimas, cartas alfabetizantes, jogos da memória e livro em quadrinhos, todos desenvolvidos sob a forma de jogos de construção. Protocolaram-se as aulas por meio de filmagem em vídeo, fotografias, gravações, registros por escrito e depoimentos dos alunos. Também foram empregados materiais como câmera fotográfica, gravador mp3 e filmadora. Por meio de sessões de vídeo, leitura dos registros escritos, audição das gravações dos depoimentos e observação das fotografias, efetuou-se a análise dos dados coletados. Como resultado menciona-se a reversão do quadro de fracasso escolar detectado no mês de agosto de 2006, ao iniciar-se a pesquisa, juntamente com as ações de autonomia de cada aluno da turma pesquisada que passaram a ser uma constante nas situações de ensino e aprendizagem sugeridas ao longo da pesquisa. Há que se destacar o desenvolvimento de uma postura mais ativa dos pais e demais professores da escola onde foi realizada a pesquisa, em relação às ações de escolarização proposta pela direção e/ou diretoria de ensino.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16092010-093324/pt-br.php

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.