Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: Um Estudo de Casos na Educação Física Escolar

Por: e Verônica Gabriela Silva Piovani.

Licere - v.16 - n.2 - 2013

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Resumo

O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na construção da cultura corporal de movimento das crianças.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/sumario.html?ed=37

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