Jogos e Culturas Indígenas: Possibilidades Para a Educação Intercultural na Escola

Por: (Organizador).

171 páginas. EdUFMT. 2010

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Sobre a Obra

Esta obra é uma coletânea de sete capítulos que trazem saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos indígenas, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul. Os jogos são formas lúdicas de educar, de formar o corpo, ou seja, a pessoa em sua totalidade. Desta forma, a obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.

Sumário

título página
Prefácio 7
Apresentação Povos Indígenas, Cultura Lúdica e Educação: Lições de Casa 13
O Jogo de Tabuleiro Como Prática Educativa Intercultural 21
O Jogo de Bolinha de gude (Peteca) praticado com caroço de Tucumã 35
A Educação Física no Projeto de Autoria da Comissão Pró-índio do Acre 61
Jogos/brincadeiras Indígenas: a Memória Lúdica de Adultos e Idosos de Dezoito Grupos étnicos 89
Desafios: Atividades Corporais e Etno-matemática Entre os Waimiri-atroari 123
Vivências Corporais Através do Brincar na Educação Física Infantil 137
Oficina de Alfabetização Para os Professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa 153
Autores 169

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