Resumo

A educação física escolar é uma prática pedagógica responsável pela cultura corporal de movimento como: jogos, esportes, lutas, entre outros. Dessa forma os jogos de tabuleiros podem contribuir para um amplo processo de aprendizagem e ampliação dos conteúdos da Educação Física. O objetivo do presente estudo é relatar uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar, na qual os educandos puderam vivenciar e confeccionar jogos de damas e xadrez com materiais recicláveis, tais como: madeira, papelão, isopor, papel, tampa de garrafa pet, entre outros. A atividade foi realizada em 10 aulas, para 43 alunos dos 6º anos do ensino fundamental de uma escola particular localizada no munícipio de Guaratinguetá/SP, durante o segundo semestre de 2014. As aulas foram pautadas nas três dimensões do conteúdo, sendo assim, podem-se destacar na dimensão conceitual os aspectos históricos e regulamentares, os quais foram passados por meio de aulas expositivas e seminários organizados pelos alunos, os quais puderam pesquisar e organizar antecipadamente. Na dimensão procedimental podem-se destacar principalmente os momentos de construção das peças e tabuleiros de material reciclado, que foram realizados em duplas. Além disso, os alunos foram incentivados pelo professor a vivenciar os jogos com os familiares. Já na escola, houve um momento destinado para que os alunos pudessem vivenciar por meio de um circuito os jogos com os seus colegas. Na dimensão atitudinal foram trabalhados e debatidos os valores e as atitudes dos alunos, por meio da partilha dos jogos de tabuleiros construído com materiais recicláveis, promovendo, então, a divisão fraterna. Com o intuito de uma ação educativa e transformadora, o planejamento das aulas incluiu um debate com os alunos sobre a temática preservação do meio ambiente e sua importância na manutenção do equilíbrio social. Ao final da experiência, constatou-se que a participação dos alunos com o tema foi excelente, já que os mesmos conseguiram diferenciar os jogos de tabuleiros damas e xadrez; aprenderam possibilidades de criar jogos com materiais recicláveis; além de conseguirem compreender as regras oficiais dos jogos e seus aspectos históricos; compreendiam melhor as relações de divisão fraterna; mostraram-se mais disponíveis para vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento. Todavia, sugere-se que novos estudos sejam realizados por professores que atuam em escolas e trabalham com jogos de materiais recicláveis nas aulas de Educação Física, pois a troca de experiências com profissionais do dia-a-dia escolar é de extrema importância para que possamos aprender com os docentes, avaliar as nossas limitações e aperfeiçoar a nossa prática pedagógica.

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