Jogos Desportivos Coletivos e os Estimulos das Inteligencias Multiplas: Bases Para Uma Proposta em Pedagogia do Esporte

Por: .

2001 11/12/2001

Send to Kindle


Resumo

Os Jogos Desportivos Coletivos constituem-se em meio formativo por excelência, devido às exigências e relações estabelecidas entre os elementos que lhe são característicos. Dentro deste contexto, o processo de iniciação e formação esportiva compõe-se de maneira a exigir práticas congruentes com as características de crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens, participantes do processo. Devido a determinados fatores, surge o problema da especialização precoce, que tem efeitos indesejados manifestos em diversos ambientes, além do esportivo. Deste modo, a Teoria das Inteligências Múltiplas fundamenta a elaboração de práticas que permitem ampliar possibilidades de relações do indivíduo que participa da iniciação e formação esportiva nos Jogos Desportivos Coletivos, através dos estímulos às inteligências caracterizadas na Teoria: corporal-cinestésica, lógico-matemática, espacial, verbal-lingüística, musical, intrapessoal, interpessoal, naturalista. Este estudo se desenvolveu, com base em fundamentação teórica, por meio da análise descritiva da estrutura dos Jogos Desportivos Coletivos, com o objetivo de indicar uma proposta em Pedagogia do Esporte que tem como bases de sustentação os Jogos, o indivíduo em seus vários aspectos- físico, mental, emocional, social e espiritual - o Agente Pedagógico e os estímulos das Inteligências Múltiplas. Desta maneira, espera-se que o indivíduo estabeleça diversos tipos de relações nas situações vividas em jogos, transferindo os aprendizados para as várias manifestações do desenvolvimento humano. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000235755&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.