Jogos do Sesi: a Sua Influência no Desenvolvimento do Esporte da Classe Operária Paranaense

Por: , e Ricardo João Sonoda Nunes.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Observar a influência dos Jogos do SESI no desenvolvimento do Esporte da Classe Operária paranaense é a finalidade principal do presente artigo. Para discutir tal desenvolvimento, nos apoiaremos em duas teorias de ordens diferentes que propiciam o entendimento do Esporte Moderno de maneiras diferenciadas. Esta diferenciação nos auxilia a compreender como e sob que ótica os Jogos do SESI poderiam ter influenciado o desenvolvimento do Esporte da Classe Operária, e para além desta questão evidenciar se na atualidade estas influências ideológicas que determinaram seus rumos inicialmente se perpetuaram ou se modificaram com o passar dos anos. Para fins de organização do desenvolvimento, inicialmente efetuaremos uma breve descrição histórica a respeito dos Jogos do SESI, desde a sua criação até a atualidade visando o esclarecimento e a contextualização. A partir de então, realizaremos alguns comentários sobre o esporte, verificando diferenças entre o pensamento ideológico de alguns autores e almejando a aproximação do contexto em questão. Por fim, desenvolveremos a construção teórica de análise das possibilidades de desenvolvimento dos Jogos do SESI, sob o viés capital X trabalho e sob o modelo de Norbert Elias.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.