Editora CRV. Brasil 2016. 114 páginas.

Sobre

Jogar e brincar nem sempre são devidamente valorizados na sociedade. Entretanto, as vivências de caráter lúdico não se resumem a atividade alienadas, que mascaram a realidade por seu poder de incentivo à imaginação e a um tempo fora das obrigações diárias. Ao contrário, são vivências que levam em consideração as expectativas humanas na busca da alegria e do prazer, sendo de grande importância para a saúde e para incentivar a aquisição de valores sociais mais justos.
Os jogos e as brincadeiras possuem o potencial de promoverem, de maneira simbólica, o encontro do ser humano consigo próprio, com o outro e com a cultura. Portanto, as atividades de caráter lúdico podem propiciar elementos de criação de identidades, uma vez que elas se transformam em um elo entre as realidades pessoal e social.
Os jogos, as brincadeiras e outras formas expressivas e lúdicas concentram um potencial de catalisar a imaginação e a criatividade, favorecendo, ao ser humano, estratégias diferenciais para a participação crítica e transformadora. Além disto, possibilitam a construção de novos códigos de aprendizados, os quais são próprios dessas atividades e que vão ao encontro de pessoas de todas as idades.
Não é fácil, ao Professor, ter que atender às exigências curriculares e, ao mesmo tempo, ir ao encontro das expectativas e necessidades de seus alunos. Portanto, este livro procura auxiliar nesse sentido, apresentando algumas reflexões sobre as diferentes fases do desenvolvimento humano, bem como, refletindo sobre a educação de valores. São apresentadas algumas sugestões de jogos e brincadeiras, discutindo-se a potencialidade de cada um desses recursos, na perspectiva de ampliar as estratégias de ação do Professor.

Acessar