Jogos e Brincadeiras Tradicionais e Eletrônicas Infantis: Significados do Brincar Para Crianças de Uma Escola Pública do Município de Piracicaba-sp

Por: Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes.

92 páginas. 2015 26/02/2015

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP, tendo como foco os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis. A indústria dos jogos eletrônicos está em ascensão, sendo que para o senso comum tais jogos têm substituído o que denominamos de jogos tradicionais, realizados em espaços como a rua. Essa generalização pode obscurecer as diferentes realidades das crianças brasileiras e, além disso, gerar uma visão negativa dos jogos eletrônicos. Inserimos contribuições acerca dos jogos, do brincar e da brincadeira, além dos aspectos educativos do lazer e da cultura corporal de movimento, interligados ao estudo dos jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. Para a investigação consideramos como sujeitos dez crianças com idade entre nove e dez anos. Para estudo e compreensão dos significados do brincar foram realizadas entrevistas semiestruturadas, compostas por quatorze perguntas. Após a análise e interpretação dos dados chegamos aos seguintes resultados: as crianças brincam por brincar, brincam para aprender novas brincadeiras e brincam para estar com os amigos. Os jogos tradicionais e eletrônicos compõem as atividades do cotidiano das crianças investigadas.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1310

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.