Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP, tendo como foco os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis. A indústria dos jogos eletrônicos está em ascensão, sendo que para o senso comum tais jogos têm substituído o que denominamos de jogos tradicionais, realizados em espaços como a rua. Essa generalização pode obscurecer as diferentes realidades das crianças brasileiras e, além disso, gerar uma visão negativa dos jogos eletrônicos. Inserimos contribuições acerca dos jogos, do brincar e da brincadeira, além dos aspectos educativos do lazer e da cultura corporal de movimento, interligados ao estudo dos jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. Para a investigação consideramos como sujeitos dez crianças com idade entre nove e dez anos. Para estudo e compreensão dos significados do brincar foram realizadas entrevistas semiestruturadas, compostas por quatorze perguntas. Após a análise e interpretação dos dados chegamos aos seguintes resultados: as crianças brincam por brincar, brincam para aprender novas brincadeiras e brincam para estar com os amigos. Os jogos tradicionais e eletrônicos compõem as atividades do cotidiano das crianças investigadas.

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