Resumo

O objetivo desta pesquisa é contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos a partir do ensino/aprendizagem de ética pela prática de virtudes propiciada na aplicação de um instrumento pedagógico elaborado por meio de jogos de regras. A fundamentação teórica desta pesquisa está no trabalho de Alasdair MacIntyre, Jean Piaget e Maria Judith Sucupira da Costa Lins sobre filosofia e desenvolvimento moral. Esses autores oferecem condições para a compreensão de como os alunos podem adquirir o comportamento moral baseado em virtudes. Ressaltamos que o núcleo central desta pesquisa está apoiado em Aristóteles, que também fundamenta o pensamento destes autores. Utilizamos uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação com maior comprometimento. Para análise dos dados obtidos nesta pesquisa foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011) a partir da interpretação de dados. Para esta pesquisa participaram 25 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental, faixa etária de oito (8) anos, de uma escola da rede pública municipal de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. Para coleta dos dados, foi aplicado o seguinte instrumento pedagógico originalmente elaborado para essa pesquisa, o qual se desdobra em: 1. conjunto de jogos de regras e 2. conjunto de histórias com temas éticos. Este instrumento se apresenta como um material didático-pedagógico de modo a subsidiar a prática pedagógica do professor de Educação Física no ensino de Ética por meio da aprendizagem e prática das seguintes virtudes aristotélicas: amizade e honestidade. Este instrumento foi aplicado em momentos distintos e alternados de acordo com o âmbito das aulas de Educação Física, teórica e prática, de modo a observar a correspondência entre as reflexões da criança a respeito da moral e a prática das virtudes, respectivamente. Para cada uma das virtudes aristotélicas selecionadas nesta pesquisa, amizade e honestidade, foram oferecidos 3 (três) jogos de regras, totalizando 6 (seis) propostas de atividades no instrumento. Em cada aplicação prática, depois da vivência das virtudes que aconteceu durante os jogos, os alunos participaram de uma roda de discussão guiada pelo professor com o grupo de alunos, sobre as regras do jogo relacionando-as com as regras morais, de forma a enfatizar a aprendizagem de Ética. Esta roda de discussão permite além da reflexão, a participação ativa do aluno sobre suas impressões a respeito da prática de virtudes nas situações do jogo proposto. Nas aulas teóricas foram narradas pelo professor, 6 (seis) diferentes histórias com pranchas ilustradas de cenas com temas Éticos que envolvem as virtudes amizade e honestidade entre os personagens, de forma a possibilitar que o aluno reflita sobre as mesmas. Ao término de cada história foi aplicado um questionário individual composto por três perguntas abertas referentes a uma situação ética que envolvia uma das virtudes selecionadas na pesquisa. Neste instrumento, cada aluno expressou individualmente em suas respostas seu julgamento acerca da situação ética concernente às condutas dos personagens, e apresentou uma moral elaborada para cada história narrada. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que o instrumento pedagógico com jogos de regras pôde contribuir para o desenvolvimento moral desses alunos, pois apresentaram desenvolvimento quanto ao julgamento das condutas de uma perspectiva da responsabilidade objetiva para a subjetiva, bem como correspondência entre a consciência moral e a prática das virtudes. Palavras-chave: 

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