Resumo

Introdução: Os jogos escolares é um evento que ocorre anualmente na maioria das escolas, e são organizados pela própria instituição tendo como participantes as classes da escola. A equipe gestora de alguma forma se envolve no evento, pois cada instituição é responsável por organizar sua programação. A competição é algo presente nos jogos escolares, contudo este ou qualquer outro elemento da Educação Física deve ser abordado visando o objetivo geral da escola. Objetivo: O objetivo da pesquisa é compreender a organização dos jogos escolares e a presença do fator competição nos contextos escolares pesquisados. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo e possuiu entrevista estruturada, observações e questionário como instrumentos. O campo de investigação foram duas escolas públicas e uma particular, e os professores de Educação Física, ou coordenadores, e alunos dos anos finais do Ensino Médio e Ensino Fundamental como sujeitos. Resultados: A competição foi algo inerente e evidenciado nos três contextos, porém mais nitidamente observada em duas escolas, qual a vontade de competir fervorosamente estava impregnada nos alunos, já na outra escola é um dos elementos que compõe o momento integrativo e de confraternização dos alunos. Os responsáveis por organizarem os jogos são os professores de Educação Física, sendo que os demais professores da escola podem o auxiliar. A participação dos alunos se deu somente na prática dos jogos, sendo que o representante de turma era o que possuía acesso aos organizadores e os colegas de turma. Conclusão: Os jogos escolares não devem ser algo repetitivo e sem valor, que serve apenas para cumprir a carga horária do calendário escolar, como qualquer outro evento organizado pela escola precisa ser pensado tendo como objetivo e fim o aprendizado do aluno. E isso deve ser realizado envolvendo todos os seus segmentos como parte do processo.

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